domingo, 14 de janeiro de 2018

Jo Ramírez

Joaquin Ramírez Fernández nasceu em Agosto de 1941 na cidade do México, e ficou conhecido no "grande circo" como Jo Ramírez.
Decorria o ano de 1960 e o jovem Jo estudava engenharia mecânica na UNAM (Universidade Nacional Autônoma do México), quando e contra a vontade do seu pai, abandonou os estudos e o México para seguir o seu amigo Ricardo Rodriguez para a Europa.
Começou a trabalhar como aprendiz de mecânico na Scuderia Ferrari até 
ao ano de 1962, quando o seu piloto Ricardo morreu num acidente no México numa corrida de formula um extra campeonato.
Nos tempos da Gulf / Porsche
Jo foi trabalhar para os carros de sport da Maserati e mais tarde para a Lamborghini na assistência aos carros da gama alta.
Jo com o guarda chuvas na equipa Eagle

Em 1964 foi para Inglaterra trabalhar no departamento de competição da Ford assistindo os Ford GT40 e mais tarde com o Porsche 917K da equipa de John Wyer, sempre com Pedro Rodriguez.
Aqui na Tyrrell ao lado de Francois Cévert
Até aos fins dos anos setenta Jo Ramírez trabalhou em várias equipas de formula um, começando na Eagle de Dan Gurney, na Tyrrell, na Shadow, na ATS até integrar o projecto Fittipaldi / Copersucar como Team Manager a convite dos irmãos Fittipaldi. 
Na Copersucar/Fittipaldi já como Team Manager

Entretanto em Dezembro de 1983 Jo Ramírez recebe um convite para integrar o novo projecto da McLaren como coordenador.
Jo com Alain Prost

Foi na McLaren que Jo projectou o seu nome, que já era falado no meio, mas através dos longos anos em que permaneceu na equipa  e sempre em lugares de decisão o seu nome cada vez era mais respeitado.
Jo com Ayrton Senna

Foi com a McLaren que Jo privou mais tempo e fez amizades para além dos circuitos com pilotos como Lauda, Prost, Senna, Bergher e os seus dois últimos pilotos Coulthard e Hakkinen.
Jo brindando num jantar mais intimo com Senna

Aliás foi Jo Ramírez um dos homens que teve que gerir a grande crise que foi a "guerra" Prost / Senna na McLaren quando os pilotos nem se falavam e faziam acusações mútuas, com a Honda pelo meio. Foram anos complicados e que muito marcaram Jo Ramírez tendo ficado com uma relação de amizade muito forte com Senna.
Mika o seu último campeão do mundo

Em 2001 com mais de 40 anos de desporto automóvel, com muitas alegrias mas também com muito marcado com a morte de alguns dos "seus" pilotos especiais como tinha já acontecido com os irmãos Ricardo e Pedro Rodriguez depois com François Cévert e por último e o mais marcante de Ayrton Senna, Jo resolveu abandonar as competições.
Coulthard e Hakkinen ofereceram-lhe uma Harley

Ron Dennis o todo poderoso homem da McLaren acompanhou de perto a saída de Jo, dizendo-se na altura que tinha "imposto" algumas condições como não escrever biografia para não serem expostas algumas histórias  sobre o funcionamento interno da McLaren.
O livro "proibido" 

Mas a verdade é que em 2005 publicou o livro "Jo Ramírez: memórias de um homem de corrida" onde Jo escreve a sua biografia mas sem grandes escândalos.
Jo com Beto Cruz na Panamericana de 2012

Como "bom" sul americano dos automóveis é claro que Jo tinha que ser um apaixonado da Carrera Panamericana esse grande evento. Em 2008 assinou o prefacio do livro "A maior corrida de estrada do mundo" e não contente teve que em 2010 participar num Volvo P-1800 que acabaria por na categoria A + Histórico, ser 4º classificado. Voltou a repetir em 2012 acabando por ir ao pódium da classe e ser 50º da geral com 5h55m3,1s.
Em casa tem os volantes e capacetes dos seus pilotos


Jo Ramírez mantêm já desde alguns anos uma coluna no jornal mexicano "Reforma" durante a época de formula um.
Jo Ramírez nos dias de hoje

Longe devia estar no pensamento de Jo Ramírez quando em 1960 abandonou os estudos e veio para a Europa que teria todo este "historial" para contar ao netos:

479 grandes prémios

116 vitórias

10 campeonatos do mundo pilotos (Stewart-Lauda-Prost-Senna-Hakkinen)

7 campeonatos do mundo de marcas (McLaren 1984/85/88/89/90/91/98)

8 equipas de F1 (Ferrari-AAR Eagle-Tyrrell-Fittipaldi-Shadow-ATS-Theodore e McLaren)

1 World Sportscar Championship Driver (Pedro Rodriguez-Jackie Oliver)

4 equipas de Sportscar (Ferrari-Maserati-Ford-JW / Porsche)



Sem comentários:

Enviar um comentário